Redação
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Panaceia na última quinta-feira (6), investigando um esquema de corrupção na Saúde de Goiás entre 2012 e 2018. A operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em Goiânia e Brasília e resultou no sequestro de R$ 28 milhões dos investigados. Entre eles, está o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
Segundo a CGU, as investigações tiveram início em 2019, após denúncias anônimas. O esquema envolvia desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de contratos ilegais firmados pela Organização Social (OS) Gerir, responsável pela administração do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). A OS teria recebido mais de R$ 900 milhões do governo estadual.
A PF apura os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 40 anos de prisão.
Entre os investigados, Marconi Perillo se manifestou por meio de redes sociais, afirmando ser inocente. “Não tem um único centavo em minhas contas e de minha família que não seja oriundo do meu trabalho e declarado no Imposto de Renda”, declarou. Sua defesa classificou a operação como uma “tentativa de constrangimento ilegal”.
O PSDB também divulgou nota expressando confiança de que as investigações comprovarão a inocência de Perillo.
A investigação revelou que a OS Gerir contratava empresas terceirizadas ligadas a seus administradores e agentes públicos. Parte do dinheiro recebido por essas empresas retornava a políticos e gestores da organização social, o que é ilegal.
Além disso, a CGU apontou que os contratos entre a OS e as empresas tinham descrições genéricas, sem especificação dos serviços e quantitativos, dificultando a fiscalização. Documentos extraídos do sistema de prestação de contas indicam que pagamentos foram realizados sem medição adequada.
As autoridades não divulgaram os nomes dos demais investigados e nem os bens bloqueados pela Justiça.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !